parallax background

UAW – United At Work

Pedro Guinote
3 Abril, 2017
relatorio_EASI

RELATÓRIO DO PROGRAMA EASI 

O projeto de experimentação social Fostering Intergenerational Entrepreneurship Project, com a marca UAW - United At Work, é referido, como case study, nas páginas 19 e 20 do Relatório do Programa EaSI (EU Programme for Employment and Social Innovation), publicado a 25 de Janeiro de 2016. O UAW foi selecionado entre 128 candidaturas, com a maior percentagem de cofinanciamento (85%).

A Comissão Europeia considerou de grande interesse o facto do Projeto abordar o desemprego de jovens e seniores qualificados, mediante a criação conjunta de novas empresas, numa ação de empreendedorismo intergeracional.

Este projeto propôs-se realizar uma experimentação para testar em que medida é que a associação entre jovens e seniores qualificados e desempregados pode facilitar a criação de novas empresas intergeracionais, assegurando o autoemprego e fomentando a integração na vida ativa, de jovens e seniores.

Link para o projecto:

O UAW – United At Work é a marca do projeto «Fostering Intergenerational Entrepreneurship» - Promoção do Empreendedorismo Intergeracional, um projeto de experimentação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cofinanciado pelo Programa da União Europeia para o Emprego e a Solidariedade Social PROGRESS (2007-2013).

A SCML candidatou este Projeto ao Programa PROGRESS em 2013, que foi selecionado entre 128 candidaturas de toda a Europa. O Projeto ganhou o primeiro lugar dos cinco projetos financiados neste âmbito, recebendo o valor máximo de financiamento, correspondente a 80% do valor de execução. A Comissão considerou de grande interesse o facto de abordar o desemprego de jovens e seniores em idade ativa, numa iniciativa de criação conjunta de novas empresas, promovendo assim a Intergeracionalidade.

Este é um Projeto que representa uma experiência social que testa uma metodologia inovadora de promoção do empreendedorismo intergeracional unindo jovens recém-licenciados e à procura do 1ºemprego (até aos 30 anos de idade) e seniores desempregados ou inativos profissionalmente que possuem qualificações académicas e profissionais elevadas (com mais de 55 anos de idade). O objetivo é contribuir para a configuração de uma política ativa de emprego que permita a integração conjunta de jovens e seniores desempregados em idade ativa através do empreendedorismo. Este projeto é relevante na área da Intergeracionalidade, como proposta concreta para estimular a colaboração produtiva entre gerações, aliando a dificuldade de regresso ao mercado dos seniores ainda em idade ativa, com a dificuldade de entrar no mercado de trabalho dos juniores.

Os seniores em idade ativa acrescentam valor pela experiência, competências e maturidade, os juniores acrescentam pelos seus novos conhecimentos, abertura à inovação e apetência pelo risco dos juniores.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social, promove o empreendedorismo intergeracional para criar mais emprego e novas empresas desenvolvidas em conjunto por jovens e seniores qualificados.

O Projeto United At Work iniciou em outubro de 2013, desenvolvendo-se até finais de 2015. A metodologia do Projeto insere-se num modelo de inovação social que prevê uma sequência de fases: Debate Público, Programa Intergeracional de Empreendedorismo e Disseminação.