Santa Casa patrocina primeira “game jam” de responsabilidade social realizada em Portugal, 12-14 Maio

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do seu Departamento de Empreendedorismo e Economia Social patrocina a primeira game jam (maratona de 48 horas) de responsabilidade social a realizar-se em Portugal entre os dias 12 e 14 de maio no IADE (Campus de Santos), em Lisboa.

A associação entre soluções de gamificação e jogos  e os desafios e problemas sociais tem vindo a reforçar-se devido ao potencial de sensibilização, experimentação, comunicação e partilha que as soluções de jogo e de gamificação apresentam. Neste sentido o Games for Good, uma iniciativa da Universidade Europeia, visa estimular através da criação de um ambiente criativo e interativo,  o desenvolvimento de jogos ou soluções de gamificação que respondam a desafios e problemas do mundo real que vão ser lançados por organizações sociais, nomeadamente a Santa Casa . Os participantes vão assim, ser estimulados a apresentar soluções para  os desafios sociais das entidades sociais participantes  utilizando os princípios e ferramentas das soluções de gamificação e de jogo.

O Games for Good vai decorrer em duas linhas paralelas: Games for Good Júnior destinada a estudantes do ensino secundário e o  Games for Good Pro dirigido a profissionais e estudantes do ensino superior. Em ambos os casos, a game jam será concluída com a apresentação das soluções criadas e com a seleção dos vencedores por um júri convidado para o efeito.

A Santa Casa participa no evento como entidade que lança desafios (para ambas as linhas do evento), acompanhando as equipas no desenvolvimento das soluções durante o evento.

Em simultâneo à game jam vão decorrer Workshops e conferências sobre temas relacionados com evento.

Site do evento: https://www.gamesforgood.pt/pro

Facebook do evento: https://www.facebook.com/gamesforgoodjam/

O DEES, Departamento de Empreendedorismo e Economia Social irá estar a acompanhar o evento.

Do ponto de vista da comunicação destacam-se como momentos relevantes da participação da Santa Casa/DEES no evento os seguintes:

Sexta feira dia 12 de maio às 18h – momento de apresentação dos desafios às equipas participantes

Domingo 14 de Maio entre as 17h e as 20h – apresentação publica dos projetos da linha games for Good Júnior e Games for Good Pro e seleção dos vencedores.